
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que visitará o Paraná na próxima sexta-feira (4 de abril), com eventos agendados nas cidades de Curitiba e Londrina. A confirmação foi feita em um vídeo divulgado ao lado dos deputados federais Filipe Barros (PL-PR) e Giacobo (PL-PR).
A visita ao Paraná ocorre em um momento em que Bolsonaro enfrenta sérias acusações. Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade (5 a 0), que o ex-presidente será processado por crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Com essa decisão, Bolsonaro se torna réu, sendo o primeiro ex-presidente eleito a enfrentar tais acusações desde a promulgação da Constituição de 1988.
O STF também determinou que outros sete envolvidos na trama golpista de 2022 respondam pelos mesmos crimes. O julgamento ocorre no contexto de ações relacionadas ao ataque às instituições democráticas do Brasil, com base nos Artigos 359-L e 359-M do Código Penal Brasileiro, que tratam do golpe de Estado e da tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.