
Foto: Bárbara Santos/Prefeitura de Cambé
Ações de regularização realizadas em três municípios do Norte do Paraná resultaram na retirada de mais de 1,3 tonelada de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular. Os trabalhos ocorreram em Arapongas, Cambé e Primeiro de Maio, com a participação de operadoras de internet e telefonia sob fiscalização da Copel.
Os mutirões têm como objetivo adequar o compartilhamento da infraestrutura dos postes às normas técnicas e de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em Cambé, a operação foi realizada na Avenida Antônio Raminelli, no Jardim Ana Rosa. Dezoito postes passaram por adequações e aproximadamente 450 quilos de cabos irregulares foram removidos. Segundo a Copel, parte do serviço precisou ser adiada em razão das condições climáticas e será concluída em uma nova etapa prevista para julho.
Já em Arapongas, a ação ocorreu na Avenida Maracanã e envolveu quatro operadoras. Ao todo, 28 postes foram regularizados, com a retirada de mais de 600 quilos de fiação em desacordo com as normas vigentes. A conclusão dos trabalhos na via dependerá de um novo mutirão, que ainda será programado.
De acordo com o gerente da Base de Campo da Copel em Arapongas, Fábio Beques, novas ações estão sendo planejadas para ampliar a regularização do uso dos postes na região. Entre elas, está prevista uma operação na Avenida Flamingos.
Em Primeiro de Maio, o mutirão concentrou-se na Rua Dezoito, na área central da cidade, onde cerca de 250 quilos de cabos irregulares foram retirados.
A Copel destaca que a responsabilidade pela instalação, organização e manutenção dos cabos de telefonia e internet é das empresas de telecomunicações, conforme determinam as resoluções conjuntas da Aneel e da Anatel. A população pode comunicar situações de risco envolvendo fiação pelos canais de atendimento da companhia.